segunda-feira, 20 de julho de 2009

Peste Suina Africana


Quando apareceram alguns animais mortos, em uma favela do RJ em 1978,disseram que tinham sido vítimas de restos de alimentos contaminados das companhias aéreas.Era a PSA ,Peste Suína Africana que se alastrou e virou epidemia, gerando o sacrificío de milhares de porcos,no Brasil.

A coisa era tão ridícula que algumas fotografias publicadas por uma revista da época e supostamente caracterizava a doença, nada mais era do que um jato de corante roxo, que visivelmente se percebia ;pois a pigmentação do ato de borrifar do "spray", atingia também o pelo.Em algum estado do NE,não lembro se Pernambuco ou Paraíba tinha um especialista do MA que foi proibido de falar.Contrataram especialistas de além mar, da terra do Tio Sam, do
Plum Island Animal Disease Center, New York, EUA. E eles condenavam qualquer sangue que examinavam e mandavam abater tudo .Em San Ludugero,SC,um fazendeiro mandou uma amostra de sangue para analise e como já se supunha o resultado foi positivo.Veio a ordem para abater todo o rebanho suíno do solicitante.Só que ele tinha mandado examinar sangue bovino.Deu o maior problema.Não sabemos o final da novela, mas sabemos que dizimaram todo o rebanho suíno nacional,pois o Brasil não importava mais matrizes e ainda estava concorrendo por vender seus suínos no mercado internacional. O Brasil, à época, era o 4º exportador mundial de carne suína.
Após o primeiro caso diagnosticado de PSA no Rio de Janeiro em 1978 ,centenas de novos focos foram relatados, entre 1978 e 1979, em todas Regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O último caso foi relatado em 1981. Em dezembro 1984 o Brasil foi declarado livre da PSA. Também, já não havia mais o que matar... !

Quando existe interesse pecuniário travestido de benesses,desconfiem...

Gripe Suína,doença diferente mas com os mesmos objetivos : o Lucro
JATeixeira

Nenhum comentário: