(Plutarco)
quinta-feira, 29 de junho de 2017
Martinismo
Na consciência reside a representação sombria dos nossos
medos;ela nos persegue,não temos como
escapar Ela pode representar a nossa
coroa de louros:das glórias, das vitórias,mesmo as mais simples ou ainda,pode ser a representação do nosso Cáucaso dos castigos e infortúnios,que no meio
da noite assume as nossas lembranças e nos degradam com sombras ,pavor e suor . E assim, ela
desabrocha nesse torvelinho e nos faz companhia, nos lembrando dos nossos
percalços,raramente nos recorda dos nossos triunfos.São os nossos demônios mais
próximos que nos rodam e vão sempre nos
lembrar que nos espreitam e preenchem o nosso imaginário ,a nossa vida e dão o
tiro final de misericórdia ou de punição pelo que fizemos e também pelo o que
deixamos de fazer.
JATeixeira
“Una notte apparve a Bruto, nella sua tenda, un’ombra gigantesca che gli
disse: “Io sono il tuo demone del Male, o Bruto, e tu mi rivedrai a Filippi”.
Arditamente, Bruto replicò che non sarebbe mancato all’appuntamento, e l’ombra
disparve. Proprio nella piana di Filippi, presso Cavalla, sull’Egeo, gli
eserciti rivali si affrontarono, nel 42 a.C., per la battaglia decisiva. I
primi scontri volsero a favore di Bruto, ma per la seconda volta il gigante
riapparve, muto, all’assassino di Cesare. L’indomani si riaccese la mischia,
che si concluse con la disfatta dei repubblicani e col suicidio di Bruto.”
(Plutarco)
(Plutarco)
Amado Irmão, sempre entendi que a
palavra iniciado não deva jamais representar a correspondente pataca ou brilho,
mas um estado de progressiva realização
do Ser que prescinde das contingências da vida (falta de trabalho,
impedimentos físicos, cadeiras de rodas, solidão sentimental, a ausência de conforto material e sentimental, etc ..).
Eis então nesta óptica( contexto), a palavra INICIADO assume um novo e verdadeiro valor, quase para
identificar um tipo de homem diferente do comum. Diferente não porque
automaticamente torna-se perfeito, mas porque ativo e perfectível busca o
caminho da perfeição.
Temos múltiplas motivações para
alcançar os limiares da Ordem Iniciática(Martinista). Algumas destas são
ditadas por impulsos sociais, a partir da necessidade de ser acolhido, da
necessidade de ser compreendido,outros do autêntico desejo de percorrer uma via
iniciática tradicional. Obviamente, a primeira, tanto quanto humana e
compreensível, são em si mesma e por si
não adequada e, não esperável, não admissível. Um Superior Incógnito
Iniciador esperto procurará, tanto quanto possível, para trazer a evidência do
interessado profano a verdadeira motivação que o leva até ao patamar do Templo.
Sutilmente procurará fazê-lo desistir quando ela resulta inadequada ou
insuficiente em relação ao caminho difícil que a iniciação envolve. Através da
espera se promoverá o amadurecimento e sedimentação das perguntas, Por meio do
retardamento, vamos tentar testar a vontade iniciática, ou avaliar a aceitação ou não na fase
preparatória. Gosto de sempre de lembrar
que não estamos aqui para fazer beneficência,ou tão pouco para substituir terapia de grupo ou apoio psicológico, mas
sim para encontrar pessoas merecedores de receber a iniciação (Martinista), e
ser,em sua volta, corações pulsantes e vivificantes - da nossa tradição. Assim,
temos de avaliar aqueles que desejam se tornar nosso irmão, e isto é factível graças
à análise das motivações que o
impulsionam, como sintomas do tipo de homem
contido
” Il dato di fatto è questo: gli uomini sono tra loro tanto uguali
quanto diseguali. Sono uguali per certi aspetti, diseguali per altri. Volendo
fare l’esempio più familiare: sono eguali di fronte alla morte perché sono
tutti mortali, ma sono diseguali di fronte al modo di morire perché ognuno
muore in modo diverso.” Norbeto Bobbio
Palavras verdadeiras, e aplicáveis
também ao contexto iniciático. Em quanto nas nossas Lojas trabalham irmãos que ainda não abstratamente iniciados
avulsos das contingências do mundo, mas vivem, como todos os outros, em uma
sociedade que dita tempo e regras.
Eis então, Amado irmão, que o
percurso Martinista, bem como qualquer percurso iniciático, devem ser dirigidas
substancialmente para um real e
progressivo trabalho interior. O que inevitavelmente, próprio real, porque
deverá levar à criação de um Novo Homem. O qual é diferente, não necessariamente melhor na acepção profana do termo, em quanto consciente de si
mesmo, dos pesos e das medidas que regem
o microcosmo.
Este tipo de homem não procura
justificativa dos próprios defeitos e deficiências pelas contingências da vida.
Ele assume responsabilidades de serviço através do ideal e à através da
comunidade dos Irmãos de cuja é uma parte ativa.
Assim como uma árvore se
julga pelos seus frutos,assim um iniciado é julgado por suas ações para
proteger a tradição e conhecimento.
Eles são chamados a servir na força da Honra e do Fardo do Grau,
deve sempre lembrar que eles serão recompensados por seus membros, no idêntico
modo e medida como eles se comportam em relação a ORDEM
Em quanto para o iniciado
o tempo é o mecanismo com cujo a grande lei da compensação
universal estão extremamente próximos.
Vi rivolgo il mio consueto
saluto, nell’attesa di abbracciarvi al nostro convento nazionale di Montecatini
Terme.
Elenandro XI
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